F
oi embaixo do Viaduto Cartola, na Mangueira, que nasceu, há 25 anos, o sonho que seria responsável pela transformação na vida de milhares de pessoas. Em parceria com os dirigentes da Verde e Rosa, decidi que era hora de ampliar oportunidades, criar novas expectativas e assistir a comunidade que me recebera de braços abertos. O mundo ganhou o Programa Social da Mangueira, reconhecido modelo de combate à pobreza, à desigualdade social e à exclusão nos países em desenvolvimento.
A convite do então Presidente da Estação Primeira de Mangueira, Carlos Dória, sem infraestrutura e equipamentos, abracei seu ideal em “transformar vidas oferecendo cidadania”, conquistando a admiração de voluntários imprescindíveis para a execução desse projeto. A ajuda de Tia Alice, Agrinaldo, Dona Zica, Dona Neuma, dos ex-presidentes da agremiação Álvaro Luiz Caetano e Elmo José dos Santos, da cantora Alcione, entre outros, foi fundamental para a implantação e crescimento do projeto que trouxe vida e esperança para milhares de pessoas.
Nascido inicialmente como um programa esportivo, com a criação da Vila Olímpica da Mangueira, o Programa Social seguiu seu objetivo através do desenvolvimento de atividades esportivas organizadas e da melhora na qualidade de vida para a terceira idade; educando e formando cidadãos com autonomia.
Além do Centro de Referência Esportiva, que possui equipes de atletismo, basquete, futebol, ginástica rítmica, natação, boxe e levantamento de peso, e realiza trabalhos específicos com a terceira idade e com pessoas portadoras de deficiência, o Programa Social da Mangueira atua na cultura, saúde, educação, capacitação profissional, inclusão social e cidadania.
Premiado pela UNESCO, foi reverenciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e pelo ex-ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Nosso sonho completa 25 anos. Fico feliz por cada etapa, cada valor agregado a milhares de vidas que foram beneficiadas pelo Programa, e que puderam ser planejadas através da esperança de dias melhores em busca de cidadania e de um futuro com dignidade.

Presidente: Chiquinho da Mangueira

CLIQUE AQUI e acesse o site da Vila Olímpica da Mangueira - Instituto Mangueira do Futuro